domingo, 3 de junho de 2007

Hipertiroidismo

É uma perturbação causada pela hiperactividade da glândula tiroideia, a qual produz demasiada quantidade de hormonas T4 e T3, num período curto (agudo) ou largo (crónica).

Causas, Incidência e Factores de Risco

Este problema pode ser causado por:

  • Doenças graves;
  • Tumores cancerígenos da glândula tiroideia ou da hipófise;
  • Tumores nos testículos ou nos ovários;
  • Inflamação (irritação e inchaço) da tiróide, devido a por exemplo, uma infecção viral ou tiroidite (doentes com tiróide que sofrem habitualmente uma fase de hipertiroidismo);
  • Ingestão de quantidades excessivas de hormona tiroideia;
  • Ingestão excessiva de iodo.

Sintomas:

No hipertiroidismo, em geral, as funções do corpo aceleram-se:

  • Coração bate mais depressa (pode, eventualmente, desenvolver um ritmo anómalo e o indivíduo sentir os batimentos do seu coração - palpitações);
  • Aumento da pressão arterial;
  • Intolerância ao calor (muitos doentes com hipertiroidismo sentem mesmo calor em locais muito frios);
  • Pele quente, peganhosa e húmida (os indivíduos suam profundamente);
  • Mãos trémulas;
  • Nervosismo, cansaço e fraqueza;
  • Aumento do metabolismo;
  • Aumento do apetite;
  • Perda de peso;
  • Insónia;
  • Queda de cabelo;
  • Unhas fracas;
  • Frequentes movimentos de intestino e diarreia;
  • Irregularidades na menstruação das mulheres ou ausência desta;
  • Pode apresentar bócio;
  • Náuseas e vómitos;
  • Olhos salientes (exoftalmia);
  • Alterações oculares (edema em torno dos olhos, aumento da lacrimação, irritação, sensibilidade à luz, olhar fixante) – estes sintomas desaparecem quando a secreção de hormonas tiroideias é controlada, excepto nos indivíduos com doenças graves.

Os idosos com hipertiroidismo podem não apresentar estes sintomas característicos, trata-se de um hipertiroidismo apático ou oculto, apenas se tornam fracos, sonolentos, confusos, introvertidos, deprimidos e o ritmo cardíaco aumenta (ritmos anómalos).

Doença de Graves:

A doença de graves pensa-se ser causada por um anticorpo que estimula a tiróide a produzir um excesso de hormonas, trata-se de um distúrbio no sistema imunológico (normalmente protege-nos de invasores externos como vírus e bactérias). Neste caso, os anticorpos ligam-se à superfície das células da tiróide e estimulam-nas a uma super produção de hormonas, resultando uma tiróide hiperactiva.

Sintomas:

  • A glândula da tiróide aumenta de tamanho e provoca uma tumefacção no pescoço (bócio).

  • Olhos muito salientes (exoftalmas), devido a uma substância que se acumula na órbita, juntamente com uma intensa fixidez no olhar e outras alterações oculares do hipertiroidismo. Estes doentes têm mesmo dificuldade ou impossibilidade de mexer os olhos ou coordenar os seus movimentos, levando à visão dupla. Isto deve-se aos músculos que movem os olhos, que deixam de funcionar de uma forma adequada. As pálpebras ao não fecharem completamente, expõem também os olhos a lesões devidas a partículas estranhas e à secura. Estes sintomas podem manifestar-se antes dos sintomas característicos do hipertiroidismo, servindo de pista inicial da doença de graves ou podem manifestar-se ou piorarem depois do tratamento e controlo da secreção excessiva da hormona tiroideia.

Nesta doença, uma substância semelhante à que se concentra por trás dos olhos pode acumular-se na pele, em geral acima das espinhas das tíbias, causando, por vezes, ardor na zona espessada, que fica vermelha e dura à palpação, tal como no depósito atrás dos olhos, estes problemas podem começar antes ou depois dos outros sintomas do hipertiroidismo.

A doença de graves é responsável por 85% de todos os casos de hipertiroidismo.

Hipertiroidismo Secundário:

Em casos pontuais, um tumor hipofisário que segrega demasiada hormona estimulante da tiróide, a qual por sua vez estimula a hiper produção de hormonas tiroideias, pode ser a causa do hipertiroidismo. Uma outra causa rara de hipertiroidismo é a resistência hipofisiária à hormona tiroideia, que resulta numa hipófise que segrega demasiada hormona estimulante de tiróide.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito com base nos sintomas durante um exame clínico habitual e é confirmado por testes de laboratório que medem a quantidade de hormonas tiroideias (T3 e T4) e das hormonas estimuladoras da tiróide (TSH) no sangue.

Pode ainda ser necessário um mapeamento da tiróide para confirmar se toda a massa está hiperactiva ou um outro teste chamado TRAB.

A presença de doença ocular, um aumento da tiróide e um historial da família com problemas de tiróide sugerem a Doenças de Graves.

Sinais e Exames:

O exame físico da tiróide pode revelar aumento da tiróide – bócio. Os sinais vitais (temperatura, pulso, frequência respiratória, pressão sanguínea) mostram aumento da frequência cardíaca. A pressão sanguínea sistólica (o primeiro valor numa leitura de pressão sanguínea) pode estar elevada.

Os exames de laboratório, como a dosagem de hormona TSH produzida pela hipófise e das hormonas T3 e T4 produzidas pela tiróide, podem diagnosticar o hipertiroidismo, caso o valor de TSH seja baixo e os valores de T3 e T4 sejam altos.

Tratamento:

O tratamento varia dependendo da causa do hipertiroidismo e da gravidade dos sintomas.

Normalmente, são administrados medicamentos antitiroideios, iodo radioactivo (que detêm a produção excessiva de hormonas) ou realiza-se uma cirurgia (tiroidectomia) para extrair a glândula da tiróide.

Em caso de tiroidectomia total (tratamento com iodo radioactivo) é necessário a administração de hormona tiroideia para o resto da vida.

Expectativas (Prognóstico):

O hipertiroidismo causado pela doença de graves é geralmente progressivo e tem muitas complicações associadas, algumas das quais são graves e afectam a qualidade de vida.

Entre as complicações podem-se mencionar as causadas por tratamentos como o recurso ao iodo radioactivo, cirurgia e medicamentos de substituição das hormonas tiroideias. No entanto, o hipertiroidismo é normalmente tratável e quase nunca é mortal.

Complicações:

  • Complicações cardíacas, como: frequência cardíaca rápida, insuficiência cardíaca e fibrilação auricular;

  • A crise tiroideia ou a tempestade tiroideia é um agravamento agudo dos sintomas de hipertiroidismo que pode suceder com infecção. Normalmente os sintomas são de febre, diminuição da agudeza mental e dor abdominal, a qual requer hospitalização imediata;

  • O hipertiroidismo aumenta o risco de osteoporose;

  • Na cirurgia podem ocorrer complicações, incluindo na cicatrização;

  • Uma outra complicação pode estar relacionada com o restabelecimento das hormonas tiroideias. Se se administrar pouca hormona, pode-se apresentar sintomas de insuficiência tiroideia como fadiga, aumento de níveis de colestrol, aumento de peso leve, depressão e diminuição da actividade física e mental. Se se administrar demasiada hormona, os sintomas de hipertiroidismo voltam a aparecer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Faz necessário que saibam que o exame de ultra-sonografia é melhor realizado por médico ultra-sonografista ( sendo a ultra-sonografia uma especialidade à parte da medicina, já reconhecida ), também podendo ser realizado por médico radiologista, mas este não proverá o nível de detalhamento que o médico ultra-sonografista cuidadoso é capaz de oferecer. Julgamos inaceitável que técnicos não médicos realizem o exame de ultra-sonografia, como ocorre nos Estados Unidos, para minimizar os custos do procedimento, pois a captação das imagens em tempo real e com manobras dinâmicas é essencial para o diagnóstico, que jamais deveria ser feito simplesmente olhando um monitor enquanto outra pessoa colhe as imagens.

Fernanda B P de Abreu
Brasil

Era uma vez..

Era uma vez um grupo de alunos (5 gatos pingados) que resolveu ocupar o tempo livre criando uma seca de um blog que no fundo, bem lá no fundo, até tem interesse!!! As Anas Ritas, a Juliana, o João Pedro e um tal de Nuno Duarte decidiram criar este blog, quase, quase perfeito, para divulgarem o seu projecto, " A tiróide sob investigação", no âmbito da disciplina de àrea de projecto e , finalmente, aqui está ele, prontinho a receber comentários, propostas, dúvidas e mesmo críticas, por isso estão a espera de quê??